"But i am not only one,
I hope someday you will join us,
And the world will live as one."







quinta-feira, 6 de maio de 2010

Digo,logo existo ;)




"A psicanálise substituiu o "Penso, logo existo", da filosofia de Descartes, pelo "Digo, logo existo". Com isso, ela enfatiza a importância do discurso para a autopercepção. Não é fácil aceitar o "Digo, logo existo", porque tanto a palavra nos escapa quanto tentamos fugir dela, fato de que a língua dá conta com vários provérbios. Entre eles, "O silêncio é de ouro" ou "O peixe morre pela boca".

O inconsciente, porém, faz e fala por nós. E, também disso, a língua dá conta com a frase "Ninguém é perfeito". Se atentássemos para o que a língua ensina em alguns de seus clichês, sofreríamos menos porque aceitaríamos a possibilidade de falhar. Em vez disso,nós insistimos no mito da perfeição. Caímos continuamente nessa armadilha do nosso imaginário, ao contrário de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Por ter aceito a imperfeição da condição humana, e ter se debruçado sobre essa realidade, ele abriu um caminho verdadeiramente novo e nos legou a possibilidade de nos curarmos de nós mesmos."

Texto de Betty Milan-O mito da perfeição.

---

O texto fala sobre pessoas que tentam se tornar melhores amigos,melhores alunos,melhores professores,melhore maridos...Só que esquecem de ser o melhor para sí mesmo.

A fala é nosso maior dom,saber usa-la a nosso favor é muito importante.Fale,pois você tem direito de se expressar,mas não grite,pois seu visinho tem direito de dormir.

6 comentários:

  1. Aceitar que somos imperfeitos numa sociedade como a nossa se torna cada vez mais difícil, pois somos cobrados o tempo todo para agirmos como máquina infalível e produtivas. Aceitar nossa imperfeição é ir de encontro ao sistma.

    Gostei do seu texto. Me fez refletir.

    Ricardo Vilela

    ResponderExcluir
  2. otimo texto a fala realmente é nosso maior dom (se usada de maneira certeza)com ela conseguimos o que queremos quem queremos e quando queremos ela é a melhor ferramente existente, por isso vo aderir a esse se digo falo logo existo, mesmo pq tem tanta gente que naum pensa e existe =D

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto, adoro filosofia..
    Mais é verdade mesmo, tem gente que quer ser melhor em alguma coisa e se destacar, Mas esquecem de ser o melhor pra sí ! Beijo. adorei o blog. segui aqui.

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu blog e estou seguindo, gostaria de saber se poderia seguir o meu?

    http://grandegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu texto e teu blog!
    Nós, humanos, somos uma incognita eterna! :)
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Deskulpe Gata, demorar para escrever
    Mas vim aqui para falar que seu blog está demais
    e o texto e muito show
    me visita ai
    bjão
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não se cale,comente.